Julia Ferreira é diretora, roteirista e atriz de cinema e TV. Formada em Comunicação-Jornalismo pela UFBA, estudou Cinema & Video na London College of Communication (Inglaterra) e fez Especialização em Direção Cinematográfica na Universidad San Pablo CEU (Espanha), além das dezenas de cursos e masterclasses de cinema e TV pelo mundo. Hoje, como diretora e roteirista freelancer, trabalha com vídeos institucionais para órgãos do governo, faz documentários e ficções em produtoras de Salvador e para o canal TVE. Trabalhou em mais de 20 curtas-metragens ficcionais em diferentes funções.
Os curtas escritos e dirigidos por Julia, como Evelyn, Evelyn e Duas Marias, já ganharam prêmios e têm circulado por importantes festivais de cinema do país, como o de Florianópolis, Mostra Livre de Cinema, Festival Nacional 5 Minutos, além dos internacionais, como o Festival Latino-Americano de Curtas-metragens Pehuencortos e Festivais Internacionais de Cinema Infantil da Índia, Bangladesh e Albânia. Seus trabalhos, do gênero drama, são de um realismo mágico relacionado à infância, seu imaginário, a morte e a solidão. Seu primeiro longa em pré-produção, O Bosque das Coisas Esquecidas, confirma essa tendência autoral, assim como uma série ficcional, Sonhadores, a ser exibida em um canal de TV por assinatura.
Destaca-se sua habilidade incomum para realizar bons castings, obter atuações realmente convincentes, saber posicionar bem os atores na tela – é professora de Direção de Atores – sobretudo atores mirins, grande desafio para um diretor, com os quais possui larga experiência de sucesso. Essa habilidade se deve, além dos vários cursos de direção, à sua formação e experiência como atriz no Brasil e em Portugal. Domina as principais técnicas de direção de atores exclusivamente para cinema – “O Método” (Actor´s Studio), Técnica Meisner, exercícios de Stella Adler e, no Brasil, as principais técnicas utilizadas por Fátima Toledo. Trabalhou como atriz profissional em dezenas de curta-metragens e peças, dentre elas sob o comando do diretor galego Moncho Rodríguez. Estudou métodos de atuação e interpretação famosos, como o de Ian Ferslev, do Odin Theatre e fez parte do elenco de dezenas de curta-metragens no Brasil, Espanha e Portugal.
Como professora de cinema, vem realizando workshops de Direção de Atores e Roteiro em vários centros culturais de Portugal e no Brasil, como na DIMAS (Fundação Cultural do Estado), Casa de Cinema da Bahia, EBACINE, além dos seus cursos online. Na área da escrita, é colunista de cinema e arte na Obvious Magazine e deu cursos de Criação Literária para a Fundação Cultural. Trabalhou como repórter no caderno especial de jornalismo literário do Jornal Correio* e teve poemas publicados em antologias lusitanas.